QUANTOS DEUSES NÓS PRODUZIMOS?
- 22 de jun. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de jun. de 2024

"Não terás outros deuses diante de mim."
Êxodo 20.3
Este mandamento está dentre os mandamentos que descrevem como o homem deve se relacionar com Deus. Tudo na nossa vida deve ser determinado pelo amor que temos a Deus. Não podemos criar uma separação em qualquer área da nossa vida, dizendo que naquela circunstância não conta o nosso relacionamento com Deus.
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. 1Co 10:31
Deus em Cristo se revela a nós em bondade e grande amor em cada momento da nossa vida. Essa relação estabelecida por Deus requer de nós uma resposta de amor nesse relacionamento. O homem deve reconhecer o único Deus verdadeiro, confiar e submeter-se somente a Ele em obediência. Não ter outros deuses, é afastar-se da idolatria, que é colocar qualquer coisa no lugar de Deus ou ao Seu lado como: Bens, dinheiro, trabalho, família, vida acadêmica, lazer, prazeres particulares, etc. O problema não é o trabalho, os estudos ou a família, mas quando essas coisas se tornam ídolos do coração.
O Senhor Jesus ensinou que não podemos servir a dois senhores, devemos relacionar-se exclusivamente em amor com o único Deus verdadeiro.
"Não terás outros deuses..."
é um grande alerta para nós, pois, facilmente os homens criam ídolos em seus corações. Os que não temem a Deus, agilmente preferem atender aos seus desejos pessoais, os seus afazeres do trabalho, seus compromissos de lazer e deixam completamente de lado qualquer compromisso ou disciplina espiritual, estabelecida pelo Senhor. Agindo assim, estão colocando-se no lugar de Deus. Os servos de Deus devem ser vigilantes, visto que, conquanto confessem a Deus com seus lábios, podem nega-lo vivendo com se Ele não existisse [ateísmo prático]. Devemos lembrar que Deus chamou para Si um povo exclusivo para Ele e requer exclusividade, colocando todas as coisas em seu devido lugar, cujo o posto de primazia é exclusividade do Senhor Deus.
A verdade é que Deus requer exclusividade.
O Novo Testamento, deixa claro que essa relação exclusiva só é possível por meio de Jesus, pois, Ele é o único mediador [1Tm 2.5]; Ele é o resplendor da Glória de Deus e a revelação de sua natureza [Hb 1.3]; É o verdadeiro Deus e Senhor, cujo todo joelho se dobrará e toda língua confessará que ele é Senhor [Fp2.10]. Devemos abandonar qualquer coisa que contrarie a sua vontade, devemos desejar amá-lo e temê-lo, devemos somente glorificá-Lo com toda a nossa vida.
"Dividir a nossa devoção religiosa e dar parte dela ao verdadeiro Deus que nos criou e parte a alguma outra pessoa ou objeto de culto é extremamente ofensivo a Deus. Ou Deus tem tudo, ou não tem nada. Oferecer-Lhe parte da nossa fidelidade e serviço é desonrá-lo e ofendê-lo." [VOS, Johannes Geerhardus. Catecismo Maior de Westminster Comentado. Editora os Puritanos. São Paulo, 2022.]
Não importa onde estamos ou o que fazemos. Quando acordo e durante todo o dia de trabalho, estudo e atividades devo ser impulsionado para o grande momento em que estarei na presença Dele para adora-lo, especialmente no dia do Senhor. Quando vivemos cada dia da semana, entendendo que não há outro Deus, e toda a nossa dinâmica de vida naquela semana é regada pelo profundo amor que temos pelo Senhor, o nosso coração desejará intensamente o dia do Senhor, para que nesse dia o adoremos com muito mais intensidade, pois teremos o dia inteiro no serviço de culto a Deus.
E não paramos por aqui,
quando percebemos, que tudo isso é apenas uma degustação do que o Senhor tem preparado para vivenciarmos por toda a eternidade, a nossa alma aquece para proclamar que há um só Deus; este revelado a nós por meio de Jesus Cristo; e que deve ser adorado com tudo o que temos, com tudo o que fazemos e com tudo que somos. Ao único Deus seja toda a Glória eternamente!
Pr. Clemens Cunha
Sugestões de Literaturas:
Você se Torna Aquilo que Adora. G. K. Beale (Eu quero!)
Você é Aquilo que ama. James K. A. Smith (Eu quero!)
Deuses Falsos. Timothy Keller (Eu quero!)
Vivendo para a glória de Deus, Joel R. Beeke (Eu quero!)
| Outras sugestões de literaturas clique aqui!
Ao adquirir alguma obra literária física ou ebook através do nosso link, você está contribuindo
para a manutenção desse site.
Ao clicar (Eu quero!) você será direcionado para o marketplace da Amazom. Por gentileza, coloque no carrinho o pedido caso não queira adquirir a literatura no momento.
Comments