100% HOMEM
- 20 de jun. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 21 de jun. de 2024

"Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado." Hebreus 4:15
Uma das verdades essenciais da fé Cristã, é a divindade plena de Jesus. Crer em Cristo é reconhecer que Ele é verdadeiramente Deus!
"Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna." 1Jo 5:20
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." Jo 1:1
É maravilhoso saber que Jesus, sendo Deus verdadeiro, habitou entre nós, fez-se homem à nossa semelhança. As Escrituras afirmam:
"mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz." Fp 2:7,8
"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai." Jo 1:14
A encarnação do verbo, a humanidade de Jesus, é outra verdade fundamental para a fé Cristã.
Catecismo Maior de Westminster, 40 - Era necessário que o Mediador, que havia de reconciliar o homem com Deus, fosse Deus e homem e isto em uma só pessoa, para que as obras próprias de cada natureza fossem aceitas por Deus a nosso favor e que nós confiássemos nelas como as obras da pessoa inteira.
Jesus habitou entre nós e não tomou sobre si a natureza de anjos, mas a natureza humana. Ele sendo 100% homem, pois nasceu de mulher, experimentou em seu próprio corpo as nossas fraquezas e limitações humanas. Indo até além às nossas dores e sofrimento, visto que Ele levou sobre si a ira de Deus, sofrendo em corpo e alma em nosso lugar na cruz do calvário até a morte.
Ele, diante das mais intensas tentações, permanecera fiel ao Pai.
Jesus, conhece as nossas aflições, angústias e tentações. Ele foi tentado mas, permaneceu fiel. Essa verdade, leva-nos à presença de Jesus com grande confiança, não apenas porque Ele conhece as nossas dores, mas Ele compadece-se de nós e intercede em nosso favor, em nossa natureza. Podemos refugiar-se Nele, podemos achegar à sua presença com grande esperança de que Nele seremos guardados, fortalecidos e guiados em meio as tempestades da vida. Enquanto muitos procuram se abrigar em locais inseguros, nós podemos nos abrigar e sermos acolhidos nos braços de Jesus. A igreja precisa apontar o caminho para aqueles que estão em busca de brigo. Apontar para aquele que conhece as mais profundas agonias da alma.
O Cristo que sofreu entre nós, foi exaltado em santidade. A fidelidade ao Pai revela a sua santidade. Quanto homem, enfrentando grandes tentações Ele esteve sempre a honrar ao Pai, obedecendo a sua vontade. "Seja feita a tua vontade".
EXEMPLO DE OBEDIÊNCIA
Ele é exemplo de santidade, de obediência à Lei. Devemos nos alegrar, pois, Ele nos conhece e nos assiste em nossas fraquezas, entretanto, por Ele somos exortados e capacitados à vida de santidade.
"Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente, carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados." 1Pe 2:21-24
É incompatível reconhecer a Cristo como Salvador nosso e vivermos no pecado, alimentando os nossos prazeres pessoais, compactuando com coisas que ofendem a lei de Deus, seguindo em uma direção contrária ao que Cristo viveu quando esteve entre nós. A vontade de Deus é a nossa santificação.
GRANDE SACERDOTE
Em sua oração sacerdotal Ele orou ao Pai para que os seus fossem santificados. Santificados na Verdade, em sua palavra. Cristo deve ser o nosso exemplo para a nossa caminhada cristã. Os Sua vida e os Seus ensinos devem governar os nossos corações. Devemos perseguir a fidelidade ao Pai. Seguir o exemplo do Filho. Conquanto não seja uma tarefa simples, não devemos temer, pois, por meio dEle somos encorajados e capacitados a caminhar, a cada dia nessa jornada, somos renovados na esperança de que, por meio de sua morte substitutiva na cruz, um dia ficaremos livres da corrupção do pecado, ficaremos livres da presença do pecado e como Ele estaremos para sempre. Tudo isso porque Deus se fez homem e habitou entre nós, "cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai." Jo 1:14.
Pr. Clemens Cunha
Sugestões de Literaturas:
O Catecismo Maior de Westminster (Eu quero!)
Jesus Cristo, Um Salvador Perfeito: A Intercessão do Salvador e a Quem Ela Beneficia,John Bunyan (Eu quero!)
Confiando em Deus - Mesmo quando a vida nos golpeia, aflige, Jerry Bridges. (Eu quero!)
Ao adquirir alguma obra literária física ou ebook através do nosso link, você está contribuindo
para a manutenção desse site.
Ao clicar (Eu quero!) você será direcionado para o marketplace da Amazom. Por gentileza, coloque no carrinho o pedido caso não queira adquirir a literatura no momento.
Kommentare